Perfil do Cordelista Doca Brandão:
Doca Brandão é natural do Recife, Historiador formado pela UFPE e pós-graduado em História Regional pela FAP/UNIR; cordelista tem por objetivo implantar a Literatura de Cordel como ferramenta didática nas escolas, dentro de temas do universo rondoniense.
I. Plano de Aula: Palestra com Cordelista
24 de outubro de 2012
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II. Dados de Identificação:
Escola: EEFM Marechal Castelo Branco
Professora Supervisora Pibid: Damaris Lucena
Equipe de alunos Pibid: Carine Barboza
Paula Cristian de Oliveira
Lisiane Oliveira e Lima Luiz
Disciplina: Artes/ Literatura
Série: 1º ano do Ensino Médio
Turma: A
Período: Manhã
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III. Tema:
a) Palestra com Doca Brandão, escritor de cordel, residente em Porto Velho; discussão sobre as origens da Literatura de Cordel e as características dos livretos.
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IV. Objetivos:
Objetivo geral: Aproximar o aluno do gênero literário Cordel, por meio de uma palestra com um cordelista da cidade de Porto Velho.
Objetivos específicos:
· Inserir a Literatura de Cordel como ferramenta didática pertencente ao universo cultural rondoniense;
· Proporcionar aos alunos as condições de conhecerem a origem da Literatura de Cordel e suas principais características;
· Abordar os principais cordelistas do Brasil e de Porto Velho;
· Capacitar os alunos a tomarem notas em palestras;
· Incentivar e orientar os alunos na produção textual de um Cordel.
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V. Conteúdo:
· Introdução à Literatura de Cordel: origem medieval e fixação de características;
· Definição das principais características da Literatura de Cordel: mote, rima, estrutura, musicalidade, etc;
· Abordagem da técnica de xilogravura utilizada na capa do cordel;
· Leitura dos cordéis produzidos pelo cordelista Doca Brandão;
· Leitura de “causos” de outros cordelistas.
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VI. Desenvolvimento do tema:
Para a exposição da palestra foram selecionados os seguintes materiais: cordéis, livros e vídeos.
1) Para introduzir a palestra, será feita uma exposição em slides sobre a Literatura de cordel e sua chegada ao Brasil (especificamente ao Nordeste)
2) Em seguida, será abordado como o cordel chegou em Rondônia;
3) No decorrer da palestra, serão apresentados vídeos com a temática do Cordel;
4) O palestrante fará a leitura de seus cordéis e realizará contação de estórias (“ causos”);
5) Será apresentada a técnica utilizada para a confecção da capa do cordel: a xilogravura;
6) No final da palestra, os alunos terão a oportunidade de conversar com o cordelista e apresentar os cordéis que começaram a produzir na Oficina de Produção de Texto.
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VII. Recursos didáticos: data-show e fontes histórico-escolares (livros sobre a origem do cordel, xilogravuras e cordéis).
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VIII. Avaliação:
Verificar a compreensão dos alunos sobre a estrutura do gênero literário Cordel por meio da produção textual deles e da conversa orientada com o cordelista Doca Brandão. Observar se na confecção dos cordéis os alunos utilizaram a rima dos versos (sextilha).
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XIX. Bibliografia:
Básica:
ARAUJO, Alceu Maynard. Folclore Nacional - ritos, sabença, linguagem, artes e técnicas. V. III. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1964.
BRANDÃO, Doca. Literatura de Cordel: os índios da Rondônia. Porto Velho, 2012.
BRANDÃO, Doca. Literatura de Cordel: Santo Antonio do Rio Madeira. Porto Velho- RO.
BRANDÃO, Doca. Literatura de Cordel: formigas amazônicas. Porto Velho, 2012.
BRANDÃO, Doca. Literatura de Cordel: a lenda da Yara. Porto Velho, 2012.
CURRAN, Mark. História do Brasil em Cordel. 2ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
Complementar:
GRILLO, Maria Ângela de Faria. História em verso e reverso. In: Revista de História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, Ano 2, n º 13, p. 82-85, out 2006.
PIMENTEL, Alexandre; CORRÊA, Joana (org.). Na ponta do verso: poesia de improviso no Brasil. Rio de Janeiro: Associação Cultural Caburé, 2008.
Literatura de cordel globo rural. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=7DosjK6GSUQ&feature=related>. Acesso em 09 out 2012.
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