I. Plano de Aula: Trovadorismo, Literatura de Cordel e Hip-hop
Data: 13 de Outubro de 2012
|
II. Dados de Identificação:
Escola: EEFM Marechal Castelo Branco
Professora Supervisora Pibid: Damaris Lucena da Silva
Equipe de alunos Pibid:Carine Barboza
Lisiane Oliveira e Lima Luiz
Paula Cristian de Oliveira
Disciplina: Artes/Literatura
Série: 1º ano do Ensino Médio
Turma: A
Período: Manhã
|
III. Tema:
Apresentação da escola literária Trovadorismo em articulação à Literatura de Cordel contemporânea e ao Hip-hop.
|
IV. Objetivos:
Objetivo geral: Aproximar os alunos da escola literária Trovadorismo por meio da literatura de cordel.
Objetivos específicos:
· Proporcionar aos alunos as condições de conhecerem de modo articulado a estética do Trovadorismo, da Literatura de Cordel contemporânea e do Hip-hop;
· Abordar o hip- hop como um desdobramento do cordel;
· Estimular os alunos a produzirem seu próprio cordel;
|
V. Conteúdo:
· Introdução ao Trovadorismo: contexto histórico e características
· Definição de cantigas (amor, amigo, escárnio e maldizer)
· Definição de novelas cavaleirescas
· Vídeos apresentando feiras de Literatura de Cordel e imagens de cordéis expostos em varais com fundo musical da dupla de repentistas Caju e Castanha, letra “Mulher bonita e mulher feia”.
· Trecho do filme “Let in Shine”, de Paul Hoen, apresentando um duelo de hip-hop.
|
VI. Desenvolvimento do tema:
Para apresentar a escola literária Trovadorismo em articulação com a Literatura de Cordel contemporânea e o Hip-hop, foram selecionados os seguintes materiais: vídeos, músicas e cordéis produzidos por artista local (Doca Brandão) e de outras regiões.
1) Para introduzir o tema da aula, será feita uma exposição em slides sobre o Trovadorismo e suas características;
2) Em seguida, será feita uma abordagem sobre a chegada da literatura de cordel ao Brasil e a sua relação com a temática trovadoresca;
3) No decorrer da aula, serão apresentados cordéis, vídeos sobre feira de literatura de cordel, repentes e um trecho do filme “let in shine”, em que um duelo de hip-hop é representado;
4) Com isso, pretende-se que os alunos percebam que uma escola literária do século XII, com valores e costumes tão distante historicamente, pode ainda dialogar com a literatura de cordel de autores contemporâneos;
5) Como conclusão da aula, os alunos serão convidados a produzirem um cordel nas próximas aulas.
|
VII. Recursos didáticos: data-show e fontes histórico-escolares (cordéis, vídeos, trecho de um filme e música).
|
VIII. Avaliação:
Verificar a compreensão dos alunos sobre a relação da escola literária Trovadorismo e a literatura de cordel contemporânea por meio de perguntas sobre o tema durante a exposição da aula.
|
XIX. Bibliografia:
Básica:
AMARAL, Emília et all. Novas palavras. 1 ed. v.1. São Paulo: FTD, 2010.
Referências Digitais complementares:
Literatura de cordel globo rural. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=7DosjK6GSUQ&feature=related>. Acesso em 09 out 2012.
Fenearte 2011- aplicação de cordel. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cLY7rhi4b5k&feature=player_detailpage. Acesso em 05 de out 2012.
Literatura de Cordel. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OTxEL9lptW4&feature=endscreen&NR=1. Acesso em 05 de out 2012.
Moment of Thurt- Let in Shine- Legendado/ PT-BR. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NQ64EfafIaE. Acesso em 11 de out 2012.
|
Plano de aula - Cordel Contemporâneo
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário