Plano de aula - Cordel Contemporâneo

I. Plano de Aula: Trovadorismo, Literatura de Cordel e Hip-hop
Data: 13 de Outubro de 2012
II. Dados de Identificação:
Escola: EEFM Marechal Castelo Branco
Professora Supervisora Pibid: Damaris Lucena da Silva
Equipe de alunos Pibid:Carine Barboza
                                    Lisiane Oliveira e Lima Luiz
                                    Paula Cristian de Oliveira
Disciplina: Artes/Literatura
Série: 1º ano do Ensino Médio
Turma: A
Período: Manhã

III. Tema:
Apresentação da escola literária Trovadorismo em articulação à Literatura de Cordel contemporânea e ao Hip-hop.
IV. Objetivos:
Objetivo geral: Aproximar os alunos da escola literária Trovadorismo por meio da literatura de cordel.

Objetivos específicos:
·         Proporcionar aos alunos as condições de conhecerem de modo articulado a estética do Trovadorismo, da Literatura de Cordel contemporânea e do Hip-hop;
·         Abordar o hip- hop como um desdobramento do cordel;
·         Estimular os alunos a produzirem seu próprio cordel;

V. Conteúdo:
·         Introdução ao Trovadorismo: contexto histórico e características
·         Definição de cantigas (amor, amigo, escárnio e maldizer)
·         Definição de novelas cavaleirescas
·         Vídeos apresentando feiras de Literatura de Cordel e imagens de cordéis expostos em varais com fundo musical da dupla de repentistas Caju e Castanha, letra “Mulher bonita e mulher feia”.
·         Trecho do filme “Let in Shine”, de Paul Hoen, apresentando um duelo de hip-hop.

VI. Desenvolvimento do tema:  
Para apresentar a escola literária Trovadorismo em articulação com a Literatura de Cordel contemporânea e o Hip-hop, foram selecionados os seguintes materiais: vídeos, músicas e cordéis produzidos por artista local (Doca Brandão) e de outras regiões.
1)      Para introduzir o tema da aula, será feita uma exposição em slides sobre o Trovadorismo e suas características;
2)      Em seguida, será feita uma abordagem sobre a chegada da literatura de cordel ao Brasil e a sua relação com a temática trovadoresca;
3)      No decorrer da aula, serão apresentados cordéis, vídeos sobre feira de literatura de cordel, repentes e um trecho do filme “let in shine”, em que um duelo de hip-hop é representado;
4)      Com isso, pretende-se que os alunos percebam que uma escola literária do século XII, com valores e costumes tão distante historicamente, pode ainda dialogar com a literatura de cordel de autores contemporâneos;
5)      Como conclusão da aula, os alunos serão convidados a produzirem um cordel nas próximas aulas.

VII. Recursos didáticos: data-show e fontes histórico-escolares (cordéis, vídeos, trecho de um filme e música).

VIII. Avaliação:
Verificar a compreensão dos alunos sobre a relação da escola literária Trovadorismo e a literatura de cordel contemporânea por meio de perguntas sobre o tema durante a exposição da aula.

XIX. Bibliografia:

Básica:
AMARAL, Emília et all. Novas palavras. 1 ed. v.1. São Paulo: FTD, 2010.

Referências Digitais complementares:

Literatura de cordel globo rural. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=7DosjK6GSUQ&feature=related>. Acesso em 09 out 2012.

Fenearte 2011- aplicação de cordel. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cLY7rhi4b5k&feature=player_detailpage. Acesso em 05 de out 2012.

Literatura de Cordel. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OTxEL9lptW4&feature=endscreen&NR=1. Acesso em 05 de out 2012.

Moment of Thurt- Let in Shine- Legendado/ PT-BR. Disponível  em: http://www.youtube.com/watch?v=NQ64EfafIaE. Acesso em 11 de out 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário